PLANO DE AULA
PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
1.1 Escola alvo: E. E. E. F. M.
Felipe Camarão
1.2 Professora Especialista: Benvinda
Gonçalves Zottele
1.3 Professores Regentes: Bernardete,
Fabiana e Luiz Carlos
1.4 Público alvo: Alunos (1º, 4º e 5º ano)
2. TEMA DE
ESTUDO: Meio Ambiente
3. SUBTÍTULO: Conscientização
sobre a necessidade de preservação do meio ambiente
4.
JUSTICATIVA:
Com o objetivo em relacionar a aprendizagem com a vida, seu meio, sua
comunidade e fomentar propostas de trabalhos para que venha orientar o educando
dentro dos temas transversais, garantidos na Constituição Federal de 1988,
quando a Educação Ambiental tornou-se uma exigência pelos governos federais,
estaduais e municipais (artigo 225, § 1º,VI), alunos do ensino fundamental, professores,
pais, pós-graduandos, acadêmicos e comunidade em geral decidiram levantar
questões ambientais, acreditando numa educação libertadora, onde se questiona a
realidade das relações do homem com a natureza e com os outros, visando a
transformação da aprendizagem para tornar possível uma melhora no índice (IDH/IDEB) e motivar aqueles que fazem
parte do processo da construção de uma educação crítica.
Portanto, alem das pessoas acima citadas, foi feito um levantamentos de
dados com técnicos, pequenos agricultores, pecuaristas e comerciantes de classe
média baixa do município de São Felipe D’Oeste em Rondônia, para discutirem o
que fazer em se tratando de preservação ao meio ambiente e às áreas em
degradação.
5. PROBLEMÁTICA
O que a escola municipal de São
Felipe D’Oeste – Rondônia está fazendo em prol de uma Educação Ambiental
Sustentável?
6. OBJETIVO GERAL
Produzir um folder
concientizando a preservação do meio ambiente.
7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar a reflexão de alunos e professores a respeito da problematica ambiental nos níveis: local, regional e global.
- Vivenciar
através de leituras, filmes e debates o que está sendo feito ou não, em
escala global para minimizar os problemas ambientais;
- Proteger o meio ambiente local e todos os recursos naturais.
- Despertar
o interesse pela pesquisa de forma crítica e construtiva;
- Incentivar
o educando a pesquisar temas ambientais presentes na atualidade;
- Propiciar
a produção de textos variados;
- Incentivar
a pesquisa de substâncias que agridem o meio ambiente;
- Possibilitar
relações humanas com o meio ambiente;
- Incentivar
situações para que o indivíduo exerça sua cidadania, conscientizando a
conservação das riquezas naturais;
- Elevar
a integração sócio-cultural entre o corpo técnico pedagógico, docente,
discente, pais e comunidade em geral;
- Conhecer e divulgar os mais variados tipos de doenças causadas por problemas ambientais;
- Expor
para a comunidade os trabalhos elaborados pelos alunos abordando as
questões ambientais.
Os trabalhos poderão ser desenvolvidos em grupos ou individuais durante
as aulas acima mencionadas de acordo com a criatividade de cada professor. E
ainda, esses trabalhos poderão ser desenvolvidos através de debates, palestras, aulas expositivas, filmes, produção de textos, gibis,
cartazes, folhetos informativos, pesquisas, etc. E reproduzidos para a
sociedade em forma de apresentação em reuniões de pais, passeatas e eventos
promovidos pela escola.
9. CRONOGRAMA
Os alunos deverão organizar os trabalhos de acordo com os temas já
pré-definidos, apresentando os resultados durante as aulas e em outras
oportunidades conforme citadas acima, no decorrer do ano letivo. As atividades
poderão ser desenvolvidas da seguinte maneira:
MÊS
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ATIVIDADES
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Março
|
- Reunião da equipe
pedagógica com o corpo técnico administrativo, apoio, professores,
pais, pós-graduandos, estagiários e
membros da comunidade para direcionamento dos recursos;
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Maio
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- Escolha dos professores
coordenadores das turmas;
|
Junho
|
- Divulgação do projeto para os alunos;
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Junho
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- Início dos trabalhos de pesquisa bibliográfica e de campo;
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Julho
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- Coleta de dados
pesquisados e relatórios;
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Agosto
|
- Reunião com os professores
para a escolha dos melhores trabalhos;
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Setembro
|
- Apresentação dos
trabalhos à comunidade;
|
Novembro
|
- Avaliação coletiva – corpo técnico
administrativo, apoio pedagógico, professores, pais, pós-graduandos,
estagiários e membros da comunidade;
|
10. AVALIAÇÃO
Os alunos deverão ser avaliados ao longo do processo de acordo com o
envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola, através da observação de
seus trabalhos, seus desempenhos, seus registros e observações. E ainda: O
comportamento dos participantes do projeto através das atividades de interação
entre a comunidade e o meio ambiente e o empenho dos envolvidos. A avaliação é um elemento do processo de
ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os
demais.
Longe de ser apenas um momento
final do processo de ensino, a avaliação se inicia quando os estudantes põem em
jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda
situação escolar.
Nesse contexto, a avaliação
feita ao final de um período de trabalho é o resultado tanto de um
acompanhamento contínuo e sistemático pelo professor como de momentos
específicos de formalização para verificação se as metas de formação de cada
etapa foram alcançadas.
Sendo assim, espera-se que a realização desse estudo possa acrescentar
conhecimentos fundamentais para o amadurecimento profissional além de
contribuir para que os interessados em produzirem mudas florestais nativas em
escala comercial, possam produzi-las com menos custos e mais qualidade.
11. ALGUNS DOS SITES PESQUISADOS
12. BIBLIOGRAFIA
Faculdade Educacional da Lapa
Educação
e meio ambiente / Faculdade Educacional da Lapa (Org.) – Curitiba: Editora
Fael, 2011.
Belo seu blog... parabéns!!!
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