terça-feira, 15 de maio de 2012

MEU PORTFÓLIO


PLANO DE AULA
PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
 1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1  Escola alvo: E. E. E. F. M. Felipe Camarão
1.2 Professora Especialista: Benvinda Gonçalves Zottele
1.3 Professores Regentes: Bernardete, Fabiana e Luiz Carlos
1.4  Público alvo: Alunos (1º, 4º e 5º ano)
2. TEMA DE ESTUDO: Meio Ambiente
3. SUBTÍTULO:   Conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente
4. JUSTICATIVA:
Com o objetivo em relacionar a aprendizagem com a vida, seu meio, sua comunidade e fomentar propostas de trabalhos para que venha orientar o educando dentro dos temas transversais, garantidos na Constituição Federal de 1988, quando a Educação Ambiental tornou-se uma exigência pelos governos federais, estaduais e municipais (artigo 225, § 1º,VI), alunos do ensino fundamental, professores, pais, pós-graduandos, acadêmicos e comunidade em geral decidiram levantar questões ambientais, acreditando numa educação libertadora, onde se questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros, visando a transformação da aprendizagem para tornar possível uma melhora no  índice (IDH/IDEB) e motivar aqueles que fazem parte do processo da construção de uma educação crítica.
Portanto, alem das pessoas acima citadas, foi feito um levantamentos de dados com técnicos, pequenos agricultores, pecuaristas e comerciantes de classe média baixa do município de São Felipe D’Oeste em Rondônia, para discutirem o que fazer em se tratando de preservação ao meio ambiente e às áreas em degradação. 
5. PROBLEMÁTICA
            O que a escola municipal de São Felipe D’Oeste – Rondônia está fazendo em prol de uma Educação Ambiental Sustentável?

6. OBJETIVO GERAL
Produzir um folder concientizando a preservação do meio ambiente.
7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Proporcionar a reflexão de alunos e professores a respeito da problematica ambiental nos níveis:  local, regional e global.
  • Vivenciar através de leituras, filmes e debates o que está sendo feito ou não, em escala global para minimizar os problemas ambientais;
  • Proteger o meio ambiente local e todos os recursos naturais.
  • Despertar o interesse pela pesquisa de forma crítica e construtiva;
  • Incentivar o educando a pesquisar temas ambientais presentes na atualidade;
  • Propiciar a produção de textos variados;
  • Incentivar a pesquisa de substâncias que agridem o meio ambiente;
  • Possibilitar relações humanas com o meio ambiente;
  • Incentivar situações para que o indivíduo exerça sua cidadania, conscientizando a conservação das riquezas naturais;
  • Elevar a integração sócio-cultural entre o corpo técnico pedagógico, docente, discente, pais e comunidade em geral;
  • Conhecer e divulgar os mais variados tipos de doenças causadas por problemas ambientais;
  • Expor para a comunidade os trabalhos elaborados pelos alunos abordando as questões ambientais.
 8. METODOLOGIA
Os trabalhos poderão ser desenvolvidos em grupos ou individuais durante as aulas acima mencionadas de acordo com a criatividade de cada professor. E ainda, esses trabalhos poderão ser desenvolvidos  através de debates, palestras, aulas expositivas, filmes, produção de textos, gibis, cartazes, folhetos informativos, pesquisas, etc. E reproduzidos para a sociedade em forma de apresentação em reuniões de pais, passeatas e eventos promovidos pela escola.
9. CRONOGRAMA
Os alunos deverão organizar os trabalhos de acordo com os temas já pré-definidos, apresentando os resultados durante as aulas e em outras oportunidades conforme citadas acima, no decorrer do ano letivo. As atividades poderão ser desenvolvidas da seguinte maneira:

MÊS
ATIVIDADES
Março
- Reunião da equipe pedagógica com o corpo técnico administrativo, apoio, professores, pais, pós-graduandos, estagiários e membros da comunidade para direcionamento dos recursos;
Maio
- Escolha dos professores coordenadores das turmas;
Junho
- Divulgação do projeto para os alunos;
Junho
- Início dos trabalhos de pesquisa bibliográfica e de campo;
Julho
- Coleta de dados pesquisados e relatórios;
Agosto
- Reunião com os professores para a escolha dos melhores trabalhos;
Setembro
- Apresentação dos trabalhos à comunidade;
Novembro
- Avaliação coletiva – corpo técnico administrativo, apoio pedagógico, professores, pais, pós-graduandos, estagiários e membros da comunidade;
10. AVALIAÇÃO
Os alunos deverão ser avaliados ao longo do processo de acordo com o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola, através da observação de seus trabalhos, seus desempenhos, seus registros e observações. E ainda: O comportamento dos participantes do projeto através das atividades de interação entre a comunidade e o meio ambiente e o empenho dos envolvidos. A avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os demais.
Longe de ser apenas um momento final do processo de ensino, a avaliação se inicia quando os estudantes põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda situação escolar.
Nesse contexto, a avaliação feita ao final de um período de trabalho é o resultado tanto de um acompanhamento contínuo e sistemático pelo professor como de momentos específicos de formalização para verificação se as metas de formação de cada etapa foram alcançadas.
Sendo assim, espera-se que a realização desse estudo possa acrescentar conhecimentos fundamentais para o amadurecimento profissional além de contribuir para que os interessados em produzirem mudas florestais nativas em escala comercial, possam produzi-las com menos custos e mais qualidade.
11. ALGUNS DOS SITES PESQUISADOS
12. BIBLIOGRAFIA
Faculdade Educacional da Lapa
         Educação e meio ambiente / Faculdade Educacional da Lapa (Org.) – Curitiba: Editora Fael, 2011.

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